terça-feira, 17 de abril de 2007

ANIMAIS EM VIAS DE EXTINÇÃO: Lobo-Ibérico

Este animal é um antepassado do cão, necessita de estar sempre em contacto com a restante alcateia, por isso uiva durante a noite, mas também para fortalecer os laços sociais entre os vários membros da alcateia.
Neste animal, apesar de agressivo, existe um grande sentido de "hierarquia", e exemplificando, quando existe uma luta entre dois lobos, o lobo vencido coloca numa posição vulnerável o seu pescoço, isto é um sinal de reconhecimento da superioridade do outro lobo ou de súplica, e este não ataca.

O Lobo Ibérico habita nas florestas sombrias, na orla das montanhas, em regiões pantanosas, tanto em climas quentes como frios, em covas escavadas, e é um animal nocturno . Vive em alcateias que podem ter até 20 indivíduos .

Este é um animal que a sua principal fonte de alimentação é a caça, mas em épocas de pouco alimento este animal pode comer animais já mortos por outros animais. Cada alcateia tem um território de caça, e aqui o uivo adquire outra função, pois serve para avisar outros lobos que estão a entrar no seu território.

A época de reprodução é no final do Inverno e o período de gestação é de 60 dias, este animal permanece toda a sua vida com a mesma parceira.
Está em vias de extinção devido à redução do seu habitat natural por causa do homem, e por causa do mito que ataca os homens.


Sandra Rodrigues nº20 10ºb

Nenhum comentário: