sábado, 14 de abril de 2007

O lobo ibérico

O lobo, é um canídeo selvagem. É um animal social, muito hierarquizado e cooperativo e certamente, o mais inteligente de qualquer outro carnívoro selvagem.

Dizem os seus estudiosos que eles adoptam as crias órfãs e alimentam comunitariamente as lobas que dão leite e as crias e dividem sem violência as presas que capturam. Nas alcateias, um lobo é para o lobo dominante como um cão é para o seu dono. Para com as crias o lobo é terno e vigilante como um cão é terno e vigilante para com as crianças da sua gente.

Lobo ibérico


História:

A guerra que o homem move ao lobo é devida ao facto de o grande canídeo ser o grande competidor do homem. Eram dois caçadores sociais, comunitários e organizados hierarquicamente em grupos que podiam atingir cerca da meia centena de indivíduos organizados que executavam um trabalho combinado na caça a pequenas ou grandes presas.

Mas o lobo tornou-se proscrito quando o homem se tornou agricultor e pastor. Antes do neolítico, os bosques, as pradarias, os animais …não tinham dono e os animais pertenciam a quem os apanhasse. Com o advento do neolítico apareceu o sentimento da propriedade e da posse dos animais que era alcançada pela domesticação. Assim, o tolerante nómada tornou-se no intolerante vizinho, defensor das suas propriedades e dos seus animais e assim foi pelos milénios fora que o homem ganhou um ódio de morte a este animal que deveria ser seu companheiro de caminhada.

Para termos uma ideia da perseguição movida ao lobo, em 20 anos de meados do séc. XX, só no Kazaquistão, na ex. URSS, foram mortos 208 mil lobos! 208 Mil!!! Os lobos foram perseguidos com veneno, armadilhas, matilhas de cães, armas de fogo, helicópteros, aviões e até as famosas águias-reais adestradas pelos Quirguizes para a caça. Foram exterminados nas Ilhas Britânicas e em grande parte da Europa. Na América do Norte foram perseguidos até à extinção em muitas regiões (45 estados americanos) permanecendo noutras, especialmente no Canadá. Devido às chacinas provocadas pelo homem sobre a espécie lobo, ele em muitas regiões está a ser levado à extinção e noutras já foi extinto, levando assim os países a adoptar leis de protecção a estes animais. Calculavam os especialistas que em meados do séc. XX haviam em toda a Península Ibérica cerca de 1000 lobos com tendência para acabarem. A primeira nação a proteger a espécie lobo foi a Suécia quando já não chegavam a 30 naquele país.

Reprodução:

Geralmente acasalam para toda a vida e, usualmente, apenas o par alfa se reproduz.

Atingem a maturidade sexual por volta dos 2-3 anos de idade. Apenas se reproduzem uma vez por ano – fim do Inverno ou início da Primavera (Janeiro a Março) – altura em que ocorre o acasalamento. Os nascimentos dão-se, em geral, durante o mês de Maio ou Junho. As ninhadas têm geralmente 3 a 8 lobitos nascendo com os olhos fechados e necessitando de cuidados parentais. Em finais de Outubro saem dos locais de criação e iniciam a sua aprendizagem de caça.

Factores de ameaça:

As causas do declínio do lobo são a sua perseguição directa e o extermínio das suas presas selvagens. O declínio é actualmente agravado pela fragmentação e pela destruição do habitat e pelo aumento do número de cães vadios/assilvestrados.

A redução progressiva do número de ungulados silvestres (corço e veado) levou a que este predador tivesse que recorrer aos animais domésticos como recurso alimentar. Deste modo, a perseguição directa por parte dos pastores que sofrem prejuízos avultados nos seus rebanhos, sofreu um incremento, apesar da lei que o proíbe. Nas últimas décadas assistiu-se à destruição do habitat preferencial do lobo, com a construção de grandes infra-estruturas viárias levou à fragmentação e redução da área de distribuição do lobo em Portugal. Actualmente, também a existência de um elevado número cães vadios/assilvestrados afecta a sobrevivência do lobo uma vez que competem com o lobo na procura de alimento, sendo provavelmente responsáveis por muitos dos ataques a animais domésticos incorrectamente atribuídos ao lobo.

Legenda: Distribuição do Lobo Ibérico

Mapa: José Luis Álvarez in Super Interessante

Porque qualquer ser vivo que exista no planeta Terra tem o direito à vida e a preservação da sua espécie, lembre-se….

Proteja o Lobo Ibérico

…e tal como ele, todas as espécies de seres vivos deste planeta antes que estes se extingam totalmente!!!

Sites de pesquisa: http://www.google.pt/ “Lobo Ibérico”

Trabalho elaborado por: Elisabete Gonçalves do Vale nº10 10ºB

Nenhum comentário: